SOBRE

A AMAZÔNIA

A floresta está perdendo espaço para o pasto e para mineração. Todos os dias um incalculável patrimônio material, imaterial e ambiental é exterminado. Suas árvores, animais, água e solo sofrem novos danos constantemente em nome do avanço do “desenvolvimento” econômico sobre suas fronteiras.

A cultura dos povos indígenas e os saberes ancestrais são prejudicados sistematicamente em nome de um ideal de exploração, consumo e escassez.

Rio Tarauacá - por Kris Kulakova
Bimi - por Kris Kulakova

“Quando a cultura ancestral dos povos da floresta se perde, toda a humanidade perde saberes que nos permitem viver em harmonia e abundância com o planeta.”

O PROJETO NI SHUNPIN

O Projeto Ni Shunpin é uma iniciativa independente, idealizada pelo Líder Espiritual Ixã Huni Kuin, em busca da criação de uma cultura de preservação da vida na floresta, do fortalecimento das tradições ancestrais e da autonomia sócio-econômica do seu povo.

Pajé Ixã - por Kris Kulakova

Um plataforma de articulação, sensibilização e construção de conhecimento e de iniciativas acerca de temas sensíveis para a concretização do sonho de um Mundo Colorido e uma Floresta Limpa (Ni Shunpin, em Hãtxa Kuin, língua nativa).

INVISTA NESSA ALIANÇA

TIME NI SHUNPIN

Txana Ixã

Txana Ixã

Txana Ixã Huni Kuin é pajé e importante liderança na Aldeira Ni Yuxibu Altamira. Grande conhecedor das medicinas da floresta, Txana Ixã é reconhecido em sua região como importante líder da cultura Huni Kuin, tendo estudado desde garoto com os pajés anciãos, adquirindo grande sabedoria nas técnicas de cura, rituais e canções ritualísticas, os Huni Meka. O projeto Ni Shunpin, nasceu de sua visão de uma floresta limpa, e um mundo colorido.

Aline Tonin

Ianka Yube Bake

Aline Tonin

Escutadeira, jardineira, cozinheira e educadora. O mercado chama isso de nutricionista. Atua na área há mais de 15 anos. Apoiando-se em técnicas diversas, e conhecimentos tradicionais que resgatam através da comida memórias, afetividade e ancestralidade. Com olhar atento à preservação dos recursos naturais do planeta e a soberania alimentar e cultural dos povos indígenas. Caminhante da tradição Huni Kuin.
Website

Jackson Peixer

Bina Inu Bake

Jackson Peixer

Jackson Peixer, é designer e facilitador, e entusiasta das relações humanas, criativas e conectivas. É sócio do Firmorama, escritório de Branding e Design somando mais de 20 anos de experiência em áreas criativas, e é também sócio do Atlas, laboratório criativo. Atua nos projetos Refúgio Criativo, e Fenda, desenhando imersões, com foco no desenvolvimento humano sob o tema da criatividade e tendo a natureza como plataforma.
Instagram

Guto de Lima

Guto de Lima

Empreendedor e comunicador. Ativista pelos direitos indígenas e pelo desmatamento zero. Atua para a construção de alianças e territórios que ampliam a potência do viver em harmonia. Caminhante da tradição Huni Kuin e do Caminho Vermelho.

Pierre Martin

Pierre Martin

Paisagista ecológico com experiência de quase 3 décadas em 4 continentes, usando metodologias regenerativas interdisciplinares, em contextos urbanos, periurbanos, rurais e naturais. Professor desde 2008, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Paisagem Ecológica da PUC-Rio desde 2015. Diretor de Operações da Phytorestore Brasil e sócio-fundador da Ecomimesis.

Samuel Costa

Samuel Costa

Pai do Bernardo e Caliel. Artivista Socio Cultural ao Ambiental, é uma Estrela Amarela Lunar , Curador da marca @vozdasgotas, Consultor e Embaixador do Instituto Lixo Zero Brasil, fomenta a agenda 2030 com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e representa vários coletivos pelo Paraná Lixo Zero e Litoral Norte SP Lixo Zero. Apaixonado pela vida e pela arte, encontra na gestão de resíduos sólidos uma ferramenta para cumprir seus propósitos e gerar impacto positivo por onde passa.

REDE DE PARCEIROS

Somos uma equipe que atua em rede e compartilha momentos na floresta e na cidade. Acreditamos na visão de um Mundo Colorido, na Floresta Limpa e na aliança entre os povos.

Ni Shunpin é o sonho de uma floresta pura e intensamente viva – livre de resíduos produzidos pelo homem e sustentavelmente produtiva. A floresta e o homem em unidade.

nishunpin_sobre_pessoas-divisor-2

COMO ATUAMOS

Dentro de inúmeras e fascinantes oportunidades de atuação, alinhados com a visão do mundo colorido, optamos por empreender uma jornada colaborativa de construção de conhecimento e implantação de iniciativas dentro dos seguintes eixos:

Txima - por Aline Tonin
Saúde
Soberania Alimentar
Artes